quinta-feira, janeiro 24, 2013

O cortinado Ideal

As cortinas são uma peça fundamental na decoração, pois para além da privacidade que dão a casa, transmitem um ar acolhedor e ainda protegem o chão e os móveis do sol. A cortina representa um investimento para uma serie de anos por isso não tente poupar dinheiro com o tecido ou até mesmo com o costureiro que as for fazer, uma boa cortina durará anos.Veja abaixo como escolher o cortinado ideal:






• As Cortinas não são um complemento barato na decoração. Um bom tecido tem sempre um custo mais elevado, mas traz sempre mais garantias do que um tecido mais barato. Também é importante ter um profissional competente que saiba executá-las com destreza e excelente acabamento;

• Quanto ao tecido, o mais importante é que caia bem. Existem tecidos muito bons mas que não funcionam como cortinas. Se na janela em questão incidir muito sol, isto pode prejudicar o tecido da cortina, tendo assim que escolher um tecido mais grosso para cortina ou então optar pelos blackout. Os tecidos mais usados são o linho, o algodão, o voile ou até mesmo um tecido sintético;

• Se tiver em dúvida na cor dos cortinados, aposte sempre no mais neutro (não cansa), o branco é uma das cores mais usadas para cortinas, mas resulta sempre bem, pois combina com a maior parte dos ambientes e cores de parede. Caso opte pelo branco e daqui a uns anos quiser alterar pode sempre usar este tecido para umas cortinas de um quarto ou até mesmo de uma cozinha (dependendo do tecido).


• Existem muitos tipos de acabamento de cortinas,com pregas, argolas, botões, ilhós…. Nós, na Noz-moscada, gostamos do acabamento de onda que é, sem dúvida, o mais elegante.Vamos mostrar os acabamentos mais usados e explicar um pouco cada um:



  • Onda: esta é a escolha Noz-moscada, pois forma uma onda perfeita, torna o espaço mais requintado e elegante. A melhor escolha para favorecer o cair do tecido.


  • Pregas americanas: Modelo clássico e elegante, tem detalhes feitos com três preguinhas e pode ser preso a um varão ou em calha.Favorece o cair do tecido.


  • Pregas fêmea: O volume do tecido vai para trás e a cortina fica com um cair completamente recto, é usado tanto em calha como em varão.

  • Pregas macho: O volume do tecido concentra-se a frente, proporcionando um cair recto. Podem ser usadas em varões ou calhas e é o acabamento com prega que menos tecido gasta.

  • Painel : Pode ser usado com os tecidos mais encorpados até os mais leves, além de lona ou tela. Fica bem em escritórios, cozinhas...


  • Argolas: Sempre actuais, as argolas são presas ao varão e suspendem o tecido. As argolas podem ser em metal cromado, dourado, ouro velho e madeira natural ou branca, dependendo do estilo do ambiente e da cor do varão.

  • Ilhós: São indicados para cortinas pouco utilizadas e mais decorativas, em tecidos leves. Mas não deslizam tão bem no varão e após muitas lavagens à máquina os ilhós podem-se soltar.


  • Passantes de tecido: São mais indicadas nas decorações de casas de férias, e o seu maior problema é que as alças não deslizam bem no varão.


  • Tecido inteiriço: Acabamento simples, actual e elegante, porém, deslizam mal no varão, a função é mais decorativa, por isso é aconselhável a janelas pouco utilizadas. 

• Quanto à largura da cortina, esta deve ter pelo menos 2 vezes e meia a largura da janela mais 15 centímetros para cada lado. Em relação a altura, deve ser rés-vês ao chão ou então optar por arrastar um pouco cerca de 3 centímetros mas, nesse caso, a cortina suja-se mais facilmente.


As fotos aqui colocadas são fruto de pesquisas na Internet,caso alguma foto que se encontra aqui for de sua autoria e deseje a remoção da mesma,por favor envie um email parnozmoscadainteriores@gmail.com que a mesma será retirada prontamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário